terça-feira, 17 de julho de 2012


Já pensou em ter um Furão?

2
Quem nunca quis ter um mascote porém querendo inovar... Na televisão é fácil ver pessoas que tem como bichinho de estimação porquinhos, coelhos, cobras, sapos, furões...
Pois então, é esse animalzinho um tanto diferente e bem fofo que vamos conhecer.

Tem origem da região central dos Estados Unidos, são mamíferos carnívoros e é necessário manter uma alimentação com ração própria onde é rica em proteínas. Tem expectativa de vida entre seis a nove anos. Se for comprar um furão pode gastar até R$ 1.500,00.
Furão ou Ferret, seja como for chamado, ele é um animalzinho bem sociável e divertido tanto com as pessoas como com outros de sua espécie. São um pouco menores que os gatos, podem ser mais espertos que os cães e chegam a dar mais trabalho que os dois juntos!
Os furões são muito curiosos, inquietos e determinados. Uns são bem mimados, outros mais independentes, isso varia tanto como os outros animais de estimação em relação ao carinho e atenção que o dono dê. São bem amigáveis e brincalhões.
Se acostumado usam facilmente a "caixinha de areia" e podem ser treinados para realizar alguns truques, o que requer paciência para que ele aprenda usando recompensas para que facilite o treino.
Não se importa de ser manuseado em gaiola ou caixa para transporte desde que possam ficar soltos depois para correrem e brincarem.
Se habituam com os horários do dono, e se você não tiver muito tempo disponível para dar-lhe atenção pode resolver este problema tendo mais que um furão assim, não o deixando sozinho e criando um amiguinho, companhia indispensável para sua diversão.


Mas nem tudo são boas notícias; Os furões domésticos são animais que requerem atenção, cuidado e treino, para isso é necessário um certo investimento monetário pois a casa necessita estar preparada para eles. As crianças e outros animais domésticos podem constituir problemas para eles e, assim como  hamsters e coelhos, os furões tem um odor característico no qual algumas pessoas podem se sentir incomodadas com o cheiro.
Há quem diga que uma criança não tem uma boa relação com o furão pois ele pode a magoar ou vice e versa. Na verdade o furão é tão perigoso quanto um cão ou um gato, desde que se sinta ameaçado se defenderá, o que acontece instintivamente. Por isso é importante vigiar quando os dois estão a brincar, furão não é brinquedo e a criança pode magoá-lo sem querer e, sendo um animal muito inquieto e imprevisível pode assustar, e até mesmo morder a criança.
No entanto se a criança se mostrar consciente e cuidadosa não deve haver problemas entre os dois.
É possível uma boa relação entre um furão e outro animal doméstico se acostumado desde cedo, mas atenção: devido a natureza de caçador do furão pode não ter uma boa ideia o deixar perto de pássaros, roedores, coelhos, iguanas e outros animais passivos que não reagem a uma perseguição, já que nosso amiguinho irá tentar caçá-lo.
Os furões adoram fuçar em todo lugar, inclusive onde não devem, por isso, quando estão soltos é necessário ficar de olho nele. Eles adoram morder, roubar e mudar de lugar objetos da casa.
Gostam de mastigar tudo o que encontram, especialmente o que lhes pode fazer mal, por isso qualquer pedaço de plástico, fios elétricos, esponjas... que engulam podem lhe fazer mal e resultar numa consulta  de emergência ao veterinário.
O mais convidativo é ter uma gaiola específica, espaçosa e confortável para ele, podendo assim ficar mais tranquilo e ter a certeza de que ele não estará construindo um esconderijo embaixo dos móveis, sem se esquecer é claro de que deve-se soltá-lo algumas horas para se divertir. Você pode comprar uma coleira para seu furão também.
Nos vídeo abaixo você pode ver como é possível treinar seu furão e como eles são brincalhões e totalmente elétricos, uma fofura. =)


___________________________________________________________________________________________

Créditos ao site português: http://reinodosfuroes.no.sapo.pt/

2 comentários: