Eles são fofos, dá vontade apertar toda hora, mas você deve saber que eles não são domésticos, são silvestres, portanto não gostam de ficar no colo o tempo todo (é claro que há excessões, alguns adoram colo, mas se este não gostar, não insista!), eles adoram correr e ser livres.
E no reino animal eles não são predadores, são presas, o que torna alvo fácil de cachorros, gatos... Por isso fique atento. (é eu sei que existe alguns que brincam com cães, mas não induza, pois nunca se sabe...)
- Vida:
Se você tiver uma fêmea e quiser filhotinhos cuidado, pois você deve conheçer a fama reprodutiva dos coelhos... em faze reprodutiva, pode dar de 3 a 6 ninhadas por ano. Em cada ninhada podem nascer de 3 a 12 filhotes. meldells!
Seu peso pode variar de acordo com sua raça (de 2 kg a 9 kg).
Para a alimentação lembre-se que ele é herbívoro, ou seja, se alimenta de folhas, caules, raízes, grãos... Ao alimentá-lo com folhas (alface, brócolis, chicória, hortelã, salsinha, almeirão etc.) lembre-se que só pode ser dado uma a duas vezes por semana.
Pode dar algumas fatias de banana, maçã (nunca a semente, pois é tóxica) e cenoura.
Compre ração de coelhos, pois esse é o alimento mais completo, já que é propício para o bichinho.
Sempre tenha água a vontade para ele, fresca e tratada, se ele for tratado dentro da gaiola armazene em recipiente pesado para que ele não possa derrubar e deixe sempre ao lado do alimento.
Evite açúcares, batata, couve-flor e espinafre.
Eu particularmente não aconselho colocar um coelho dentro de uma gaiola, pois na minha visão ele deve ser livre, -aaah mais no post anterior você disse que tinha um hamster e cuidava dele na gaiola... isso é diferente, pois o hamster não sabe viver fora da gaiola, ele tem instintos de procurar comida, mas é alvo fácil, além disso para ter um hamster é preciso ter uma gaiola grande e disponha de recursos para o entreter e espaço para andar.
Entaaaão, se for cuidá-lo na gaiola mesmo assim, tenha uma gaiola grande para que ele possa ter espaço para andar, brincar e ser feliz e saudável.
Sempre forre com algo, (papelão, várias folhas de jornal...) pois eles podem desenvolver machucados nas patinhas pisando nas grades.
Troque sempre que ele fazer xixi ou cocô e não se esqueça de deixá-lo as vezes solto para ele explorar um pouco, sempre observando-o.
Coelhos são roedores, e o que os roedores mais gostam de fazer é roer, então dê pedaços madeira, papelão, papel, caixinhas de papelão... atenção com: carpete e tapetes, fios elétricos de telefone e antena, batentes de porta e armários, pés de cadeira e mesa, além de sapatos, enfim, fique de olho nele.
Nunca carregue seu coelho pela orelhas.
Se você quiser que ele fique sempre fofinho e macio deve escovar o pelo semanalmente com uma escova firme porém macia.
Não deve se dar banho, pois as orelhas não podem molhar, caso precise limpá-lo, use água morna com vinagre branco bem diluído e passe com um paninho macio.
Se seu coelho fizer algo de errado não bata nele, ele não entenderá, e isso só o fará sofrer. Bata palmas alto e diga 'NÃO'. Ele não gosta de sons altos e/ou estridentes.
0 comentários:
Postar um comentário