domingo, 27 de maio de 2012


Coelho - Quer um amiguinho fofo?

0
Os coelhos são uma ótima opção.
Eles são fofos, dá vontade apertar toda hora, mas você deve saber que eles não são domésticos, são silvestres, portanto não gostam de ficar no colo o tempo todo (é claro que há excessões, alguns adoram colo, mas se este não gostar, não insista!), eles adoram correr e ser livres.
E no reino animal eles não são predadores, são presas, o que torna alvo fácil de cachorros, gatos... Por isso fique atento. (é eu sei que existe alguns que brincam com cães, mas não induza, pois nunca se sabe...)

  • Vida:
Os coelhos vivem em média cerca de 5 a 10 anos, se bem cuidado, com hábitos e alimentação saudável.
Se você tiver uma fêmea e quiser filhotinhos cuidado, pois você deve conheçer a fama reprodutiva dos coelhos... em faze reprodutiva, pode dar de 3 a 6 ninhadas por ano. Em cada ninhada podem nascer de 3 a 12 filhotes. meldells!
Seu peso pode variar de acordo com sua raça (de 2 kg a 9 kg).
Para a alimentação lembre-se que ele é herbívoro, ou seja, se alimenta de folhas, caules, raízes, grãos... Ao alimentá-lo com folhas (alface, brócolis, chicória, hortelã, salsinha, almeirão etc.) lembre-se que só pode ser dado uma a duas vezes por semana.
Pode dar algumas fatias de banana, maçã (nunca a semente, pois é tóxica) e cenoura.
Compre ração de coelhos, pois esse é o alimento mais completo, já que é propício para o bichinho.
Sempre tenha água a vontade para ele, fresca e tratada, se ele for tratado dentro da gaiola armazene em recipiente pesado para que ele não possa derrubar e deixe sempre ao lado do alimento.
Evite açúcares, batata, couve-flor e espinafre.

Eu particularmente não aconselho colocar um coelho dentro de uma gaiola, pois na minha visão ele deve ser livre, -aaah mais no post anterior você disse que tinha um hamster e cuidava dele na gaiola... isso é diferente, pois o hamster não sabe viver fora da gaiola, ele tem instintos de procurar comida, mas é alvo fácil, além disso para ter um hamster é preciso ter uma gaiola grande e disponha de recursos para o entreter e espaço para andar.
Entaaaão, se for cuidá-lo na gaiola mesmo assim, tenha uma gaiola grande para que ele possa ter espaço para andar, brincar e ser feliz e saudável.
Sempre forre com algo, (papelão, várias folhas de jornal...) pois eles podem desenvolver machucados nas patinhas pisando nas grades.
Troque sempre que ele fazer xixi ou cocô e não se esqueça de deixá-lo as vezes solto para ele explorar um pouco, sempre observando-o.

Coelhos são roedores, e o que os roedores mais gostam de fazer é roer, então dê pedaços madeira, papelão, papel, caixinhas de papelão... atenção com: carpete e tapetes, fios elétricos de telefone e antena, batentes de porta e armários, pés de cadeira e mesa, além de sapatos, enfim, fique de olho nele.
Nunca carregue seu coelho pela orelhas.
Se você quiser que ele fique sempre fofinho e macio deve escovar o pelo semanalmente com uma escova firme porém macia.
Não deve se dar banho, pois as orelhas não podem molhar, caso precise limpá-lo, use água morna com vinagre branco bem diluído e passe com um paninho macio.
Se seu coelho fizer algo de errado não bata nele, ele não entenderá, e isso só o fará sofrer. Bata palmas alto e diga 'NÃO'. Ele não gosta de sons altos e/ou estridentes.

0 comentários:

Postar um comentário