quarta-feira, 23 de maio de 2012


Cinomose

0
A Cinomose é uma doença causada por vírus que afeta os cachorros. Pode atingir vários órgãos, é altamente contagiosa e frequentemente causa a morte dos cães, seja filhotes ou adultos.
Qualquer cachorro, em qualquer idade, pode ser contaminado com cinomose de diferentes formas.
O vírus é transmitido entre um animal doente e outro susceptível. Alguns animais doentes podem estar assintomáticos (ou seja, estarem com a doença, mas não apresentarem seus sintomas) e passar a doença para outro sadio por meio de secreções (nasais, fezes etc). 
Uma forma comum de contaminação ocorre em canis, onde os animais frequentam os mesmos locais e animais doentes podem ter contato com outros saudáveis ainda não vacinados. É muito importante isolar animais doentes para tratamento, ou ainda ter o cuidado de isolar animais que se tenha desconfiança de que possam estar incubando a doença e, mesmo ainda sem sintomas, servir de fonte de infecção para outros cachorros.



Sintomas: Os primeiros sintomas são a perda de apetite, falta de coordenação, vômito e diarreia, febre e apatia.


O tratamento, após diagnóstico de cinomose confirmado por exame de laboratório, pode ser bem difícil.
O cachorro doente deve ser isolado para receber tratamento de apoio e antibióticos para auxiliar no combate a infecções secundárias. Por se tratar de um vírus, não há um medicamento específico para o tratamento da cinomose, o que torna sua cura mais difícil.
Filhotes não têm bom prognóstico de recuperação, com taxa de mortalidade bem alta. O tratamento de apoio é feito com a reposição de líquidos perdidos durante a doença, além de oferecer um ambiente limpo e com temperatura agradável. 
Se a cinomose evoluir para os estágios finais sem que o cachorro receba tratamento, pode haver danos neurológicos difíceis de tratar, sendo que o veterinário pode sugerir o sacrifício do animal.
Lembre-se de que cachorros que estejam em tratamento podem continuar a espalhar o vírus por várias semanas, mesmo depois do desaparecimento dos sintomas.



Por isso é importante vacinar. O melhor é sempre prevenir pois a cinomose é uma doença muito perigosa e devastadora. Consulte sempre seu veterinário.


Para saber mais: não há lugar melhor do que o site www.cinomose.com.br, o lugar específico para você saber mais sobre a Cinomose e proteger seu cão. Conheça o site e de um "nocaute na cinomose" (conheça a campanha).


0 comentários:

Postar um comentário