quinta-feira, 19 de abril de 2012


Como Cuidar de Filhotes Recém Nascidos

0
Quando se trata de um filhote, todo cuidado é pouco, pois ele é frágil, pequeno e totalmente dependente.
Aqui vou dar dicas que podem te ajudar nessa que é considerada a mais cautelosa fase da vida do seu bichinho:
  1. Primeiramente, nunca, absolutamente NUNCA, siga nenhuma receita da internet que promete sustentar filhotes. Dicas de leite para alimentá-lo ou coisas do tipo, isso pode fazer muito mal até matar o seu filhote. A primeira coisa a se fazer é levá-lo ao veterinário que irá receitar o alimento e/ou leite adequado. O veterinário pode indicar um alimento que você tenha visto na internet, mas o melhor é não arriscar.
  2. Se o caso for abandono ou rejeição da mãe do animal procure aconchegá-lo ao máximo para que ele se sinta seguro mas não afobe muito. Apenas o aqueça, alimente-o do modo em que o veterinário receitou.
  3. Para estimular o intestino do filhote você terá que molhar um pedaço de algodão em água morna e, como se fosse a lingua da mãe passar várias vezes em forma de massagem na barriga, no bumbum e na genital. Tenha paciência pois se o filhote não expelir os gases, as fezes ou a urina irá ficar doente.
  4. O filhote não consegue se aquecer sozinho, por isso você terá que fazer isso. Para aquecê-lo, coloque numa caixa, panos fofos ou cobertores pequenos, num ambiente agradável não frio mas também onde ele possa ter ar puro de modo circulável. Se tiver bichinhos de pelúcia coloque, pois o filhote gosta de esconder a cabeça. (Assim ele faria na mamãe)
  5.  Na fase em que os olhos começam a se abrir, junta uma secreção que deve ser limpada, mas com cuidado para não machucar. Para limpar você poderá usar água boricada ou soro fisiológico molhado num pedaço de algodão. Isso evita que os olhos do filhote fiquem grudados.
  6. No momento em que ele começa a comer alimentos sólidos, nunca dê ração inteira, molhe em água morna ou leite (pergunte ao veterinário qual dos dois é mais recomendado) e amasse até que vire uma espécie de papinha.
  7. Se souber de alguma gata ou cadela que tenha dado cria, tente colocar o filhote perto para ver se a mãe o amamenta e cuida dele. Talves ela até o adote, mas sempre observe pois ela pode não gostar.
Finalmente quando ele tiver mais crescidinho ensine desde pequeno os limites para que, no futuro ele não fique rebelde e sem controle. O problema mais comum que ocorre depois que eles crescem, pois fica mais difícil mudar seus hábitos. Nunca agrida seu animal e sempre deixe água fresca de qualidade, trocando sempre pois a água no potinho pode virar foco de mosquito da dengue.

0 comentários:

Postar um comentário